Governo institui Cordão de Girassol como símbolo de deficiências ocultas
Tornar o invisível visível é uma das missões do Cordão de Girassol aprovado no dia 17/07/2023 – Lei nº 14.624 – como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiência ocultas. As outras são fomentar a empatia, o respeito e principalmente a educação.
O que é uma deficiência oculta?
As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso da surdez, do autismo, do transtorno de ansiedade, do transtorno bipolar e das deficiências cognitivas, entre outras.
Em outras palavras, elas não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas. Para representar e identificar essas necessidades especiais, o cordão com desenhos de girassóis é uma convenção internacional.
Por que adotar a utilização do cordão de girassol?
A adoção do símbolo tem se mostrado muito útil, ajudando aquelas pessoas com deficiências ocultas a enfrentarem menos constrangimentos ao usufruir de direitos, como o atendimento preferencial. Em resumo, proporciona maior compreensão e respeito.
É obrigatório o uso do cordão?
A lei que institui o símbolo estabelece que o uso é opcional e sua ausência não prejudica o exercício de direitos e garantias previstos em lei.
O texto também afirma que a utilização do item não dispensa a apresentação de documento que comprove a deficiência em caso de solicitação pelo atendente ou pela autoridade competente, medida indispensável para evitar o uso indiscriminado.